Olha a Bola Manel, olha a bola Manel
Manel, manelito, pequeno texuguito. Já viste o tamanho desta bola. Redonda, azul e linda? Olha a bola Manel, olha a bola Manel. Não é uma bola de berlim, mas é doce e cremosa e deixa-nos os bigodes cheios de açucar.
Não é uma bola de ping-pong, mas salta e saltita, como se fosse um cabritinho feliz, como tu. Esta bola Manel, também leva pontapés, mas não é para jogar à bola. Não é para fazer fintas, passes e desmarcações. Podes meter golos com esta bola, mas só de cabeça Manel. Porque esta bola não é de Cautchu, nem de esponja, nem de borracha. Esta bola Manel, é especial. É de terra, mar e sangue.
Sabes Manel. esta bola é o mundo. É um pouco achatada na Antártida, como chatas são as tardes que te esperam, mas Manel, para ti é redonda e perfeita.
Esta bola é para ti Manel. É o mundo só para ti, é o mundo redondinho para brincares. Queres que te conte Manel as coisas giras que há nesta bola, bem melhor que o doce das bolas de berlim?
Olha Manel para começar, esta bola está cheia de amor, sabes.
É como uma laranja, que também é bola. Tem doce para beberes, e sabes que bem espremida esta bola dá amor. Sei que ainda não abres os olhos por causa da luz que te faz impressão. Não faz mal, não tenhas medo.
A luz é a claridade do amor que a bola tem para te dar. Lembras-te da voz da tua mãe, das carícias do teu pai na barriga da tua mãe, lembras-te?
Isso é o amor, e é todo para ti.
Sua alteza excelentíssima, o Príncipe Manel, Manelito, meu pequeno texuguito.
Meu príncipe bochechudo que faz caretas com o sol e se espreguiça com a música. Sabes Manel, o sumo desta bola é amor e música. Vais descobrir a musica e o amor, já viste a tua sorte? Nós do amor já pouco sabemos, e quanto à música, pouco escutamos. Sabes Manel a tua sorte?
De ter uma bola tão grande, tão sumarenta, toda só para ti?
É por isso príncipe Manel, que quando tu abres os olhos para este mundo todo só para ti, os meus olhos deitam as lágrimas por mim e por ti. Podes chamar-me sentimentalão Manel, não faz mal pá!
Se te disser um segredo, prometes que não contas a ninguém? Juras?
O segredo é que no minuto em que te vi, bébé aflito, senti que o Jaquim estava ali connosco, para te oferecer o mundo, embrulhadinho só para ti. Já viste que coisa menino, nós os três ali juntinhos, prontos para uma pândega, para uma festa que nunca teremos os três?
Não faz mal Manel, eu ensino-te as canções do Avô Joaquim, como aquele fado de Coimbra que rezava assim "São tão lindos os teus olhos, quando se fitam nos meus, dizem coisas, contam coisas, ai jesus valha-me deus".
Apeteceu-me cantar-te isso quando abriste os teus olhos amedrontados para mim, mas não faz mal, quando cresceres, pedimos à tua mãe e ao teu pai, para ires comigo de viagem para a Beira Baixa, e eu prometo que te ensino todas as canções que o avô Jaquim cantava nas nossas viagens.
E prometo que ensino tudo sobre os tesouros da vida pá, sobre os amigos, e as viagens e os livros lindos que nos levam de viagem pelo mundo, e o amor Manel, e o amor pá! Toma este mundo só para ti, é todo o teu, feito de sonhos e de esperanças! É agora Manel, que a tua vida começa, e a nossa ganha um sentido novo, e um sentir fresco,claro e límpido.
Toma o mundo nas tuas mãos e faz um favor ao teu velho tio - goza-o o mais que possas, porque graças a ti redescobri o amor.
PS: Obrigado ao Alexandre e à Catarina, porque pela obra se conhecem os artesãos.
Assinado: Um tio ultra-baboso, reencontrado com as coisas verdadeiramente importantes e inesquecíveis da vida e dessa bola de berlim, por vezes amarga, mas eternamente doce, que é o mundo.
3 comentários:
Que lindo texto, (quase que) também chorei!! Quando nasceu a minha linda princesinha Catarina, aí chorei à grande... como uma tia que se preze. Fica prometido um encontro entre os dois para ver se se gostam... e aumentem bola de berlim. Só por causa deste texto, o menino está perdoado por não ter ido jantar comigo. Beijinhos Manuel
Que ternura !!!
Muitos parabéns.
Um beijaço + xi- coração.
bem...proporcionaste-nos grandes momentos de pura palhaçada e galhofa, obrigado. agr deixa-nos voltar para a tenda e treinar os cavalos anões! bjs ás primas.
Enviar um comentário