7/18/2005

Chegaram os Percevejos! Urrah! Hip, Hip, Hop, Hurrah!



O percevejo (ou maria fedida na linguagem popular brasileira) é um inseto da sub-família Blissinae, que ataca plantações e pastagens. Existem algumas espécies que são hematófagas.
Descrição do percevejoOs adultos são pequenos, medindo de 3 milímetros a 3,5 milímetros de comprimento por 1 milímetro de largura, posuem corpo negro e asas anteriores, geralmente, brancas, com duas pequenas manchas pretas laterais. Suas pernas são claras e de coloração vermelho-amarelada. Os adultos podem ocorrer tanto na forma macróptera (com asas longas – normais) como braquíptera (asas curtas). As fêmeas são maiores do que os machos.

Poem ovos alongados e ligeiramente curvos, com as extremidades arredondadas, a princípio brancos que vão se tornando avermelhados à medida que o momento da eclosão da ninfa se aproxima. As formas jovens, ao longo de seus cinco períodos ninfais apresentam variações distintas de coloração que vão do vermelho brilhante, com uma larga faixa dorsal branca na região anterior do abdome, passando pelo alaranjado, notando-se o surgimento de tecas alares e pelo marrom-alaranjado, com as tecas alares atingindo a região posterior do primeiro segmento abdominal até se tornarem negros, com as tecas alares atingindo além do segundo segmento abdominal.

Biologia do percevejo
Os ovos são colocados geralmente nas bainhas das folhas basais ou logo abaixo da superfície do solo, podendo inclusive, no caso de ocorrência de fendas no solo, serem postos próximo ou mesmo nas raízes das plantas. Imediatamente ao momento da eclosão, as ninfas se poem a sugar a seiva.
Os adultos não possuem período hibernal constatado durante o inverno
inWikipedia como não podia deixar de ser

As novas colónias de info-percevejos são uma espécie de atestado de popularidade de uma publicação na blogosfera. Depois de dois anos de pacato anonimato, o Vodka7 já tem percevejos. Vou beber uma de Murganheira para comemorar.
A garrafinha de Dum-Dum fica para mais tarde, que os percevejos sempre ajudam às audiências.

Percevejo ou Maria Fedida, aqui no Vodka7 serás sempre uma espécie protegida, e olha lá, traz um amigo também.

12 comentários:

Anónimo disse...

acho que os blogs são por si as novas colónias de percevejos.Proliferam-se como fungos.

Anónimo disse...

Nada se prolifera a si mesmo, tudo se transforma. De qualquer forma deixa-te de merdas e escreve mas é aqueles continhos telegráficos que é a única coisa que sabes fazer na vida ó panasca

rititi disse...

Percevejos anónimos... ui, ui...

Anónimo disse...

percevejos periódicos...ititi,ititi...

Anónimo disse...

e tu, ó anónimo logo acima da rititi, vai fazer antologias de frases feitas para o planeta agostini, brochista de carlinga!E se queres continhos telegráficos, o percevejo pelejão tem muitos para te encher a boca de gasganetes. Deixa-te de merdas tu, anónimo de segunda categoria!

Margarida Batista disse...

elá, isto está muito pouco apropriado à leveza do Verão. Será que pelo teu blog só pululam (esvoaçam, no caso) insectos invejosos??
i Qué mal !
Faz favor de botar um link para a minha colmeia, vulgo blog, ou não há conto para ninguém ehheheeh
beijo beijo
e então... viste a televisão?

MissTexas 84 disse...

Fora com os percevejos!!!
Uma beijoca pró Rui que escreve muuuuuuuuuuuito bem e que pra além disso é um ser humano maravilhoso!
Saudades e Chuac!Chuac!

Anónimo disse...

miss texas...obrigado por aquela vez em que apareceste no granito para levar uma porradona do oliveirinha. Foi pena o xano ter eliminado esse post. Estou a ser mauzinho, é verdade que o oliveira era uma besta machista, ou, como está na moda, um percevejo, mas nunca me ri tanto com uma humilhação de uma gaja frente ao florete de grande estilo do oliveira. ehheehe Para mim, esse sim, era grande polemista. Não era cá essa gaita do pires, ou outros.

Rui Pelejão disse...

Beijinhos para a Miss Texas e viva o movimento xaboita

Rui Pelejão disse...

fantástica performance televisiva Gui, parabéns. Manda lá a morada do blogue para fazer o link

Margarida Batista disse...

Tal como comentário anterior queira por favor tomar nota do seguinte endereço:

www.coisasquetal.com

Margarida Batista disse...

Tal como comentário anterior queira por favor tomar nota do seguinte endereço:

www.coisasquetal.com