3/10/2011

Se não é um filme de cowboys, é um filme de amor

Lá longe em Damasco, o galã vilão vestido de negro bebe chá e explica às suas amigas que há um filme que vai estrear na Cinemateca.

É Lost West, o primeiro e provavelmente o último western português.
E fuma com um travo amargo de saudade. Carlito Quijote, o pistoleiro frio e implacável do Bando de Beralt é aliás Carlos, que deixou o seu cão Átila em Portugal aos cuidados do Pai Fernandes e emigrou com a mulher para a longínqua Síria.
Um artista, completo, íntegro, inquieto, corajoso, experimentador, solitário, que teve de emigrar para um país onde os cavalos o mordem, que por cá há mordidelas piores e para a sua arte e para o seu talento apenas havia corpos nodosos de celulite e banhas para massajar a preço de escravo num qualquer spa de novo riquismo xunga.

Havia o trabalho como animador do Lar de Idosos de Belmonte, onde devolvia sorriso aos olhos dos nossos velhos, mas onde não havia lugar para o seu humanismo e para o seu atrevimento. Ali, só campeia o funcionalismo da mudança das fraldas e da frieza de enfermagem. Num lar de velhos não há lugar para o talento dos corações bondosos. Só há merda, abandono e morte.
Mas nos copos embutidos no saloon El Passadiço ou nos duelos fraticidas com Kit Carson no caudaloso Zêzere, Carlos não é um escorraçado, ele é um príncipe. Um príncipe de cabedal preto, lunático e lúcido, altivo e cruel. Um príncipe que morre a morte perfeita, aquela que nos imortaliza. A morte no cinema.

Miguel pede para sair mais cedo do trabalho, logo há noite estreia do Lost West na Cinemateca. É um momento importante para ele, é a sua outra vida. A dele, a nossa, a secreta, a real. Miguel foi corajoso agricultor. Quis criar ovelhas e apanhar azeitonas e viver do que a terra dá, e ficar na terra que é sua.
Mas a terra é puta e os homens são cabrões, e para ganhar a vida Miguel teve de abandonar a sua terra e deixar as suas ovelhas. Mas Miguel é mais do que o engenheiro aplicado, ele é Angel, pistoleiro, aventureiro, artista de cinema. O punhal cravado e perdido de Kit Carson é o punhal da sua libertação.

Angel é inseparável companheiro de Adriano, menino-homem que vive em auto reclusão. Um dia apanhou um avião para Tóquio porque se apaixonou por uma japonesa. Foi sem dinheiro, voltou com mais um bocado de mundo, ainda assim infinitamente mais pequenino que o seu mundo – o dos sonhos.
Ele é Black Jack, um dos arcanjos do mal de Lost West, sempre com a coronha da winchester pronta para abrir a cabeça a um barman ou a um juiz.

Leninha olha para o relógio, para a hora de saída no seu emprego numa respeitável instituição desse Estado sem roque que é o nosso. Jurista aplicada, competente. Uma mulher-menina a quem a lucidez e pragmatismo não asfixiou o coração - generoso, cuidadoso e atento. Hoje tem pressa de arrumar os processos cedo porque logo estreia o Lost West e ela canta. Ela devia cantar sempre. Ela é Maria, a “sweet” Maria, a menina esperança, a luz ambígua nas trevas de Lost West. Ela é nossa voz, a voz que nos embala no dueto com Jerónimo.

Leninha telefona ao Xico, colega de faculdade de Direito e o juiz Holmes do filme.
- Ó Xico despacha-te que há garrafões de tinto do Fundão às oito no terraço da Cinemateca!
- Já vou a caminho, já vou a caminho.

Jerónimo e Zé Emílio discutem à porta do Núcleo Sportinguista do Fundão. Já estão atrasados por causa das minis do Zé Emílio (ou serão do Jerónimo?) e o Renault a cair de podre do Jerónimo não dá para andar nas horas do caralho na “auto route”.
– Ó Zé despacha-te caralho pá que a estreia é às 9 e meia! Diz o Jerónimo já a fumegar.

Jerónimo e Zé Emílio são membros da banda “Jerónimo e Cro Magnon” do Fundão. Boa música, bons copos, boas aventuras, bons cowboys, que cavalgaram horas a fio, minis a fio, na banda sonora do Lost West. Vão chegar tarde, mas vão chegar, com as guitarras.

Bruno também vem. Este foi ao contrário, foi de cá para lá. Da margem sul para as entranhas de Portugal a ajudar a salvar o interior. Um romântico tem de ser um barman num filme, e mesmo que o interior não se salve ele lutou. Agora é o barman Sam. Avia copos, limpa o balcão, filosofa e leva coronhadas como compete ao bom filósofo e ao melhor romântico.

Quem ficou lá foi Beralt. O vião, o espírito do mal, o príncipe Satã da terra que engole os homens. O devorador de recursos, o profeta do apocalipse. Por lá onde ficou, na vida real, a tal que também é uma ficção onde todos somos actores, por lá ficou a planear como salvar a sua terra da desertificação, do abandono, do esquecimento.
Por lá percebeu que se arranja mais inimigos a tentar fazer o bem do que a praticar o mal. Paulo, o meu amigo, companheiro de cavalgada de longa poeira de Canyon, como dois velhos cowboys irascíveis e amargos com a vida, mas capazes do humor, essa coisa que une os homens, como nenhuma mulher será capaz de se lhes unir.
Hoje vem, e vamo-nos rir os dois, como sempre, para sempre.

Ele e eu, Kit Carson, ou pior, Rui Pelejão, que renasci para ser cowboy para sempre Trata-se de uma arma poderosa para levar pela vida.
Saber que debaixo do fatinho de jornalista de carros que escreve umas artigalhadas na internet, saber que por baixo desse fatinho amestrado há o colt 45 de Kit Carson. Saber que todos podemos ser um pistoleiro falhado e abater vilões como se abatem copos de whisky, no cinema e na vida real, ou exactamente ao contrário.

E essa arma que uso a tiracolo foi-me dada por Tiga. O autor de Lost West, com toda a solitária dignidade que a palavra autor carrega. Um autor que sobe ao telhado da cidade para declarar o seu amor ao cinema, o seu desprezo pelos vendilhões e o faz com a voz da coragem que é subversiva, porque não há nada mais subversivo do que a verdade.
E Tiga? E Hugo? Onde estão eles? Tiga diz que só consegue cagar em casa e na cinemateca. Nunca ouvi tamanha declaração de amor a uma casa de cultura. Sim a cinemateca é a outra casa dele, a verdadeira.

A dele e a do Hugo. Estão a beber alarvemente vinho do Fundão na esplanada da cinemateca, vinho que o Pai Fernandes trouxe. Porque se cozinhar é amor, beber em camaradagem é sexo e do bom.

Tiga está nervoso, mesmo que disfarce com indiferença e tinto. Vai mostrar (que é diferente de exibir) a sua primeira longa-metragem na Cinemateca. Hugo que partilhou a montada das curtas-metragens da adolescência, a montagem de Lost West e deu a voz cavernosa e sardónica e Beralt, Hugo inspira confiança serena a Tiga.

São dois terroristas de génio. Dois dinamitadores com fígado de Peckinpah, com o coração dos filmes de Ford. A Cinemateca abriu-lhes as portas, espero que tenham seguro contra anarquistas e incendiários. Espero que tratem o génio novo como todo o génio novo deve ser tratado – mal e à paulada.
A porrada enrobustece o génio.

Lost West é o filme de Tiga, ou aliás do jovem e brilhante jurista não empregado (e ainda bem), que podia ser um ícone de uma geração alegadamente perdida, mas que é um iconoclasta que ama o cinema e apenas quer fazer os seus filmes sem que ninguém lhe foda a cabeça (a não ser o seu pai, que esse tem direito a isso).
Com o seu cinema de orçamento nenhum e a sua escrita pura e brutal conseguiu libertar-nos a todos, gloriosa tribo de falhados, instalados, alienados; indomável quadrilha selvagem. Liberto-nos pelo cinema, para o cinema.

E ali, mais logo, na casa do cinema, será muito mais que um western, será um filme de amor.
E ali estaremos todos, o Diamantino e as suas nuvens e trilhos napoleónico, Bruno a sua câmara, o seu poker, os seus disco de Billie Holiday, a sua mulher, Marta, e o filho Ricardo, o bebé nascido no amor do Lost West. E ali estará o Pai Fernandes a ressonar de orgulho na quarta fila, e o Souto e as suas esquisitices técnicas, e o Zina e o Leonel e o Vitor, e até o cavalo Eleven e o cão do Leonel, e todos os que participaram nessa grande e inesquecível aventura que foi fazer o Lost West.

Como se pode escrever sobre o amor? Como se pode escrever sobre algo que se ama tanto? Como posso escrever sobre a minha avó Piedade e todas as mulheres que amo? Como posso escrever sobre os meus amigos como se fosse um longo abraço fraterno? Como posso escrever sobre o filme da minha vida?

Como posso escrever sobre Lost West?
Não posso.
Por isso calo-me, porque o silêncio de uns olhos húmidos de felicidade é a melhor forma de escrever. Sem palavras.

Hoje estaremos tão juntos como sempre, para sempre.
É apenas mais um dia de amor. Porque o cinema é amor.

Para ti Tigana, Leninha, Bigi, Carlito, Pai Fernandes, Carneiro, Adriano, Bruno, Bruninho, Leonel, Marta, Hugo, Xico, Diamantino, Jerónimo, Zé Emílio, Souto, Zina, Vitor. Para todos os amigos da quadrilha selvagem, bem hajam pela cavalgada pelo Oeste perdido.

15 comentários:

Paulo disse...

voltaste?

Anónimo disse...

Blue eyes
O que tu consegues fazer quando escreves com alma, carne e coração na mão!
Tira essa parte, que vida te enjaulou, mais vezes cá para fora por favor, porque, não tenho uma única dúvida, é aí que mora o génio...
Vê lá se me arranjas um DVD, queria mesmo ver o filme.
Beijinho grande
D.

Operador de Cinema disse...

A mais bela das folhas de cinemateca. Para engolir com um copinho, que ajuda a digerir os grandes sentimentos. Goodbye, you fool.

Mauro Castro disse...

Redescobrindo esse blog em uma manhã de domingo ao Sul do Brasil.
Há braços!!

Anónimo disse...

This wеbsite defіnitely hаs аll оf the info I wanted
conсerning thіs subjеct and ԁiԁn't know who to ask.
Here is my webpage ; http://www.sacstateasce.org

Anónimo disse...

Fantastic website. A lot of useful information here.
I'm sending it to a few friends ans additionally sharing in delicious. And certainly, thanks on your sweat!
Also visit my website - payday loan advance

Anónimo disse...

You could definitеly see your expertise in the wοrk you write.

The sеctοr hoρes foг more passionate writers
such as you who are not afraіd to sаy how they
bеlievе. Аt all timeѕ go after your heart.


Also visit mу webρage - visit the next document

Anónimo disse...

Writе morе, thatѕ all I have tо say.
Lіterаlly, it seems as though you reliеd
on thе vіdeo to make your poіnt.
You clеarlу know what youre talking about, why waѕtе your intelligеnce on just pοsting videos to yоur weblog whеn you coulԁ bе giving uѕ sοmethіng informаtivе to гead?


Feеl frеe to visіt my wеblog - www.sfgate.com
My web site: V2 Cigs

Anónimo disse...

Ηeу there! I κnoω thiѕ іs κind of οff-topic howeѵеr I needeԁ tо aѕk.

Dοes οpеrating a well-establishеd webѕіte ѕuch as уouгs tаke a masѕiѵe amount woгk?
I'm brand new to running a blog however I do write in my journal daily. I'd liκе tо start a blog
so Ι сan еaѕily shaгe mу peгѕοnal eхрerienсe and feelingѕ
onlіnе. Pleаsе lеt mе know
if you havе any kinԁ оf suggеstіonѕ
οг tiρs for nеw аspirіng blog owners.

Appreciate it!

Feel free to viѕit my web blog ... v2 cigs reviews
My web page > http://pentrix.ru/wiki/index.php?title=V2_Cigs_E-Cigarette_Critique

Anónimo disse...

Hello! Do you know if they make аnу plugіnѕ to protect against hackers?

I'm kinda paranoid about losing everything I've woгked
haгd on. Any гecοmmendations?

Look at my webpage :: v2 cigs

Anónimo disse...

I visited ѵarious sites but the audio quаlity fοг аudiο songs currеnt
at this web page is genuinelу fabulous.

Here is my blog - More suggestions

Anónimo disse...

Hey there! I know this is kinda off topic but I was wondering if you knew
where I could get a captcha plugin for my comment form?
I'm using the same blog platform as yours and I'm having difficulty finding one?
Thanks a lot!

Also visit my blog; Justin Fantazia

Anónimo disse...

I loѵe what уou guys tend to be up
too. This sort of сleveг ωork anԁ
exрosure! Kееρ up the awеsome
works guys I've added you guys to our blogroll.

my webpage; please click the up coming article - please Click the up coming article

Anónimo disse...

First of all I want to ѕay awеѕome blog!
I had a quick question thаt I'd like to ask if you do not mind. I was curious to know how you center yourself and clear your mind prior to writing. I have had a hard time clearing my thoughts in getting my thoughts out. I do take pleasure in writing however it just seems like the first 10 to 15 minutes are generally lost simply just trying to figure out how to begin. Any ideas or tips? Thank you!

Here is my web site: 9jaconnected.com

Anónimo disse...

That is a νery good tiρ pаrticularly tο those nеw to the blogosphегe.

Brief but very preсise іnfoгmation… Appreciate уour sharіng this onе.
A must геаd post!

Mу ωeb blog; more information