8/02/2007

Problemas da literatura - A voz de Mr. Jonesy

Hoje voltei a ouvir a voz de Mr.Jonesy. Uma voz gutural, lúgubre, cavernosa merecedora de outros adjectivos que agora não me ocorrem, para qualificar a tonalidade e a textura da voz deste personagem. Estas são as qualificações literárias óbvias e banais. Mas, atrever-me-ia, na minha condição de leigo vocal, a dizer que a voz de Mr. Jonesy é polifónica. É capaz de ser maviosa e mafiosa, sincopada e balbuciante, impertinente e timorata, melífula e veemente, pusilânime e galvanizada, sibilina e tonitruante.
Não quero dizer com isto que Mr. Jonesy seja ventríloquo ou sofra de mutações de humor próprias de um político populista ou de uma criança mimada.
Significa unicamente que Mr. Jonesy tem possibilidades vocais tão vastas como o reportório de um pianista documentado. As possibilidades vocais de Mr. Jonesy são aliás proporcionais aos recursos vocabulares e etimológicos de um dicionário, no que respeita a qualificativos habituais da voz humana. Mas, se tivermos o atrevimento de romper a barreira do som, então as tonalidades e possibilidades vocais de Mr. Jonesy são tão ilimitadas como os adjectivos que dispomos para descrever sobrancelhas (arqueadas, rectilíneas, farfalhudas, bem delineadas, etc).
Bem vistas as coisas, Mr. Jonesy pode facilmente ter uma voz sardónica, sarapintada, aquosa, mineral, incandescente, telúrica, ornamental, acidental, facinorosa, vaporosa, fungicida, pestilenta (consequência de uma halitose), acocorada e até suína, uivante, piscícula ou equídea (relinchando ou orneando).
Os atributos vocais de Mr. Jonesy ficam assim discricionariamente ao critério do autor, consciente de que a verosimilhança da qualidade vocal de Mr. Jonesy é possível, porque na realidade, cada voz é uma espécie de impressão digital única, singular de cada ser humano, e por isso será possível encontrar no mundo real alguém que tenha uma voz ululante ou esponjosa.

Confortado com este facto, o autor dá por isso voz a Mr. Jonesy, provável personagem do seu primeiro romance. O único e devastador problema com a voz de Mr. Jonesy é ele não ter nada para dizer.

Sem comentários: