2/19/2006

A misteriosa fé!



A capa ecuménica do "Público" de hoje traz-me à memória os domingos antigos, com a Eucaristia Dominical e o magazine 70 vezes 7 a interferir com o horário alargado dos desenhos animados de "Rui, o Pequeno Cid", "Conan, o Rapaz do Futuro", ou das plasticinas húngaras do Vasco Granja. Sempre disse que se os americanos tiveram o trauma do Vietname, a minha tem os traumas e o estigma do Vasco Granja. Mas "adelante", acho que foi desde esse tempo que comecei a nutrir uma antipatia natural pela religião, qualquer que ele seja, não há direito de adiar um episódio do "dartacão", por causa das cartas de S. Paulo aos coríntios.
Hoje o "Público", anunciava que 250 mil pessoas acompoanham a trasladação do corpo da Irmã Lúcia, e em baixo, uma fotografia de mulheres iranianas a inscreverem-se como voluntárias para morrerem como mártires pela Palestina.
De Fátima a Teerão, a distância de uma fé crédula não é assim tão longa. Só por suposição, imaginem o que seria se alguém decidisse fazer um cartoon com a Irmã Lúcia a tomar um LSD e a ter visões da Nossa Senhora num cofee-shop em Amsterdão. Lúcia in the sky, with diamonds. Imaginem só o que seria feito à estimável tolerância e liberdade de expressão ocidental. Entre a Bíblia e o Corão, prefiro o Dartacão.

PS: Fátima Felgueiras convocou os jornalistas para a sua pungente peregrinação a Fátima, com o pretexto de desmentir o boato de que tinha ido a Fátima agradecer a Nossa Senhora o apoio dado no seu forçado exílio e nas últimas eleições. No comunicado dizia aos jornalistas que era uma peregrinação cristã e um gesto individual, pelo que pedia recato. Entretanto levou para Fátima bonés e canetas com a sua imagem para distribuir pelo povão. Será que está já a candidatar-se a um lugarzinho no Céu ou a uma canonização em vida. Sabe-se lá, se Alá é grande, Deus também e misericordioso na sua infinita paciência. Davam jeito era uns mujhaedins católicos para crucificarem esta embusteira.

1 comentário:

Margarida Batista disse...

Gosto especialmente da frase: entre a bíblia e o corão prefiro o dartacão. hehehe, mto bom!!